Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
A biomassa tem um papel importante na indústria de celulose
A madeira torna-se a principal matéria-prima para a produção de biomassa nas indústrias de celulose
A madeira é um dos insumos mais utilizados na produção de biomassa no Brasil, além de ser importante na fabricação da massa orgânica na indústria de celulose. As companhias do setor aproveitam os resíduos de madeira em paralelo à produção de celulose com a finalidade de gerar energia para a indústria. A madeira retirada da floresta para a fabricação da celulose deve ser totalmente descascada.
Quando o material chega à indústria, é comum que um pequeno percentual de casca ainda permaneça junto à madeira. Ocorre que, no processamento, esta parte é removida e as lascas formam a biomassa usada para a geração de vapor nas caldeiras.
Nas indústrias de papel e celulose, são usados sistemas de cogeração. Esse sistema produz, simultaneamente, energia elétrica e calor útil, usados na produção da celulose. Aliado a isso, as indústrias dispõem de combustíveis residuais, como o licor negro, que se integram à cogeração.
Geração de energia
A biomassa deve passar por uma preparação de acordo com a sua finalidade, como aproveitamento térmico, cogeração ou geração de energia elétrica, antes de estar pronta para gerar energia. Este processo pode envolver tratamentos físico-químicos, microbiológicos e termoquímicos.
Somente após apresentar as características necessárias, a biomassa está pronta para produzir energia. No caso da queima em caldeira, como ocorre nas fábricas de celulose, o processo de combustão é dividido nas seguintes fases:
– Aquecimento e secagem: retirada da umidade;
– Pirólise ou volatilização: liberação de gases inflamáveis;
– Combustão: os gases formados no processo de pirólise reagem com o oxigênio de forma exotérmica, tendo como produtos CO2 + H2O + calor;
– Pós-combustão: no final da pirólise, a biomassa torna-se uma massa sólida composta de carvão e cinza.
A geração de energia, através de resíduos de madeira, vem sendo utilizada por inúmeras empresas brasileiras, como alternativa para o uso de outras fontes de energia, como, por exemplo, gás, eletricidade e petróleo. A combustão da própria madeira traz benefícios econômicos, e, principalmente, ambientais, com a redução da quantidade de resíduos antes simplesmente descartados.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui algumas informações sobreo uso da biomassa na geração de energia para indústrias de celulose. Caso tenha alguma dúvida sobre este processo, entre em contato com a gente por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!