Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
A importância de um treinamento para a operação de motosserra
A segurança do operador vem sempre em primeiro lugar, por isso, a operação correta da motosserra é fundamental para um trabalho eficaz
Para operar uma máquina como uma motosserra, que oferece riscos à segurança de uma pessoa, é imprescindível que o usuário seja devidamente orientado para exercer tal atividade. Para isso, é muito importante que o operador tenha um treinamento operacional.
“Os treinamentos sobre utilização de motosserras orientam o usuário sobre como manusear o equipamento de forma segura, frisando os pontos fundamentais sobre esta operação e alertando sobre os riscos de manusear uma motosserra e a obrigatoriedade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, alerta Marcio Stanieski, Coordenador Florestal da Husqvarna.
Stanieski explica que existem três maneiras de obter tal treinamento. O primeiro é por meio do manual de operação do equipamento, que traz aproximadamente 80% das informações necessárias para realizar uma operação segura. A segunda opção refere-se ao treinamento prestado por técnicos de segurança habilitados para esta atividade, porém, este é um investimento feito, geralmente, apenas por grandes empresas. E, por último, a maneira mais acessível a todos os compradores, que são as orientações feitas pelos próprios revendedores quanto ao manuseio e os riscos da operação, no momento da entrega do produto.
Entre as principais ações que provocam acidentes com motosserras estão: a necessidade de trabalhar com o equipamento acima da linha da cintura, o que pode ocasionar o choque da máquina com o rosto e o desgalhamento de árvores junto ao solo, que exige que o trabalhador desloque a motosserra movimentando-a formando um “Z”, podendo ocorrer o contato da corrente com os membros inferiores. Por isso, a importância de usar calças à prova de corte.
“Um bom treinamento sempre visa demonstrar o melhor rendimento do equipamento, sempre respeitando os critérios de segurança. Nesse caso, os custos operacionais não são o foco, mas sim a agilidade no trabalho, a saúde e a satisfação do operador”, conclui Marcio.
E aí, gostou da matéria?
Reunimos aqui informações importantes sobre o treinamento para a operação da motosserra, mas também queremos saber se você sabe manusear o equipamento e como aprendeu. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!