Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
A importância do inventário florestal
Na hora de colocar a documentação em dia, é importante atentar-se para o inventário florestal.
Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em áreas florestais e fica atrás apenas da Rússia.
O País possui aproximadamente 500 milhões de hectares de florestas, o equivalente a 59% do território nacional. Agricultores que tenham em sua propriedade essas áreas podem realizar o processo de extração sustentável de madeira. Mas, para isso, precisam de alguns documentos e avaliações para um processo de autorização da atividade, sendo o inventário florestal um dos mais importantes.
O que é Inventário Florestal?
É um documento composto de um levantamento de informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de outros fatores como área e topografia, permitindo a caracterização de um ecossistema florestal. Os inventários podem ser classificados quanto a seus objetivos, abrangência, forma de obtenção dos dados, abordagem da população no tempo e grau de detalhamento de resultados. Se o inventário florestal tiver finalidade técnica, sua principal meta é atender à demanda de uma empresa florestal, tais como conhecimento da dinâmica da floresta, elaboração de plano de manejo e exploração florestal. Já o inventário de cunho estratégico é utilizado para instruir o poder público na formulação de políticas de conservação, desenvolvimento e uso dos recursos florestais.
Objetivos específicos
Um inventário florestal pode fornecer informações como a estimativa de área, descrição da topografia, mapeamento da propriedade, descrição de acessos, facilidade de transporte da madeira, estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais e estimativa de crescimento (se o inventário for realizado mais de uma vez).
Divisão por abrangência
Inventário nacionalCobre um país inteiro. Visa fornecer as bases para a definição de políticas florestais e para a elaboração de planos de desenvolvimento e uso das florestas. Inventário regionalRealizado em grandes áreas. Tem como objetivo embasar planos estratégicos de desenvolvimento regional, adoção de medidas para preservar espécies e também estudos de viabilidade para empresas florestais. Referente a uma área restritaNo geral, tem a finalidade de determinar o potencial florestal para utilização imediata ou embasar a elaboração de planos de manejo, fundamentais para uma extração legal.
Quem pode assinar
Os profissionais capacitados e habilitados para realizar um inventário florestal são os engenheiros florestais e agrônomos, bem como biólogos.
✔E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui informações sobre a importância do inventário florestal. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este processo, entre em conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram. É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna