Artigos
Agricultura
A influência do clima no plantio do café
A influência do clima no plantio do café
Chuvas regulares e calor são necessários para uma boa safra
Quem aprecia um bom café, curte o ritual de passar a bebida e sentir aquele aroma gostoso, não imagina a complexidade de cultivar o grão. Além dos cuidados com a manutenção da planta e solo, outro fator que influencia bastante na qualidade do café é o clima.
O café arábica, muito cultivado em Minas Gerais, tem algumas especificidades. Com relação ao clima, a temperatura ideal é entre 18ºC e 22 ºC, com altitude acima de 1.000 m e chuvas regulares ou irrigação frequente. A chuva em excesso, ou falta dela, compromete a qualidade dos grãos, uma vez que, quando se tem muita chuva, ela pode ocasionar a fermentação do fruto (caso já esteja na época de colheita). Além disso, muita umidade também impede tratos culturais ideais, uma vez que as máquinas não podem se mover entre as árvores, o que leva a uma disseminação mais rápida de doenças e pragas. Por outro lado, os períodos de seca afetam o desenvolvimento dos grãos.
De acordo com Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna, a seca compromete a formação dos grãos de café, deixando-os pequenos e alterando a sua qualidade, comprometendo, assim, a produção. Segundo o especialista, um dos fatores que faz Minas Gerais ser o maior produtor de café do país - seguido por São Paulo e Espírito Santo -, é o clima, pois o café precisa de calor e bastante água. Nos meses mais frios, ele entra em período de dormência, para, depois, voltar a desenvolver o fruto com a ajuda de chuvas regulares ou irrigação para se ter uma boa safra com grãos grandes e de qualidade.
Por fim, Paulo reforça que, no cultivo dos cafés especiais, que são bastante conhecidos na região da Zona da Mata, mais especificamente no Pico da Bandeira, no estado de Minas Gerais, um dos motivos que contribui para a qualidade do grão é a área em que ele é plantado. Quanto mais alta for, melhor. “Quanto mais alto o café for plantado, é melhor, tanto que no Pico da Bandeira tem café a 1.200 m de altitude”, afirma.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui algumas informações sobre a influência do clima no cultivo do café. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação ao tema, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos também no LinkedIn. Clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fontes: Revista Cafeicultura, Rural Pecuária, G1 e Mundo Husqvarna.