Artigos
Agricultura
Brasil é o maior produtor de café do mundo
Minas Gerais é o estado que concentra a maior produção do país
O café é um item sagrado no dia a dia do brasileiro. Ele está presente no café da manhã, para despertar, pode ser puro ou misturado com um pouco de leite, o famoso pingado, depois do almoço, mais um cafezinho para complementar, ou passar um café para receber a visita. Enfim, são inúmeras as ocasiões em que o café está presente nas nossas vidas. O consumo de café no Brasil, a cada dia, vem crescendo mais, mas quando falamos em produção, o país desponta como o maior produtor de café do mundo.
O estado que concentra a maior produção de café é Minas Gerais. De acordo com os dados divulgados, em janeiro deste ano, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última safra, o estado representou quase 55% do valor total de produção do país. Algumas regiões se destacam pelo volume do cultivo, como a Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Sul de Minas.
Para manter esta posição de destaque, as lavouras de café necessitam de cuidado do plantio até a colheita, o manejo desta cultura requer um trabalho afinado de seleção dos grãos e também o auxílio de alguns equipamentos para ajudar no rendimento da produção. Um dos produtos mais usados na cultura do café é a roçadeira com derriçador, acessório que ajuda na colheita dos grãos, dispensando assim o trabalho manual. O equipamento faz movimentos vibratórios no pé de café, permitindo que os frutos e até algumas folhas que estejam doentes caiam no chão sob um pano, mas preservando todo o restante da planta para uma próxima colheita.
De acordo com Eric Brito, especialista em vendas da Husqvarna, são as agriculturas familiares que mais necessitam de equipamentos para auxiliar na produtividade do plantio. “Na agricultura familiar, todos possuem uma roçadeira, um soprador, um derriçador”, afirma. Ainda segundo o profissional, a Zona da Mata tem em torno de 95% de agricultura familiar, já o Sul de Minas conta com cerca de 50 e 60% e o Triângulo Mineiro já é a região mais mecanizada, onde se concentram as grandes fazendas produtoras de café.
Para ter uma boa safra, é essencial seguir todo o processo de cultivo, desde a manutenção e cuidado com a lavoura e plantação para obter um produto de qualidade. Também se faz necessário o uso de alguns equipamentos, como os soprados na pré e pós-colheita para executar a limpeza do local e do pulverizador para o uso de defensivos agrícolas, para evitar pragas e doenças, além da separação e secagem dos grãos, que é uma etapa fundamental para a qualidade do café.
Clima contribui na produção
Um dos fatores que faz Minas Gerais ser o maior produtor de café do país é o clima. Segundo Brito, o café precisa de calor e muita água. Nos meses mais frios, ele entra em período de dormência, para depois voltar a desenvolver o fruto com a ajuda de chuvas regulares ou irrigação em abundância para se ter uma boa safra com grãos grandes e de qualidade.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui algumas informações sobre o cultivo de café no Brasil e no estado de Minas Gerais, que é o responsável por concentrar a maior parte da produção do país. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação ao tema, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos também no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna