Artigos
Agricultura
Cacau: Mecanização aumenta produtividade
Equipamentos garantem o manejo adequado do cacau e a eficiência da atividade agrícola
O Brasil é considerado o sétimo maior produtor de cacau do mundo. As condições climáticas e a qualidade do solo, principalmente da Bahia, são bastante favoráveis para esse cultivo. Porém, para se manter sempre no topo do ranking de produtividade, é preciso estar atento aos avanços tecnológicos que caminham junto ao crescimento da produção. Um dos responsáveis pelo alto nível produtivo do cacau no país é a mecanização do trabalho, capaz de garantir o manejo adequado e a eficiência da atividade agrícola.
Com o investimento nos maquinários como motosserras, pulverizadores, atomizadores e podadores, o produtor ganha em tempo de produção e custo-benefício, atingindo melhores resultados no final da safra. Desde a quebra até a secagem dos frutos, é possível a utilização de equipamentos diferenciados que fazem um aproveitamento inteligente da mão de obra. Isso porque, segundo os especialistas, as propriedades que contam com a ajuda de maquinários conseguem produzir, em média, três toneladas a mais de sementes secas por hectare.
Especificamente, a cultura do cacau precisa que apenas a fase da colheita seja feita artesanalmente, com o auxílio de facões ou outras ferramentas não mecanizadas, mas todos os outros passos podem ser realizados a partir de materiais mecânicos. O processo já começa na fase do plantio e da compactação do solo, quando a remoção da vegetação nativa e a abertura de novas áreas de plantio são feitas com o auxílio de motosserras (modelos indicados pela Husqvarna: 61, 362 e 272XP®).
Depois de plantadas as sementes, é preciso ter cuidado com as pragas e possíveis doenças, que podem acabar com a sua produção. Portanto, para fazer esse controle, aplique em quantidades recomendadas, herbicidas, inseticidas e fungicidas com um pulverizador. Em culturas adensadas, é indicado o uso do atomizador. Para a poda do cacaueiro de maneira precisa, sem risco de descascamento da planta, utiliza-se o podador de galho,
Diante da importância do uso de soluções que auxiliem no trabalho, destaca-se a eficiência das tecnologias para tornar o serviço mais ágil, eficiente e seguro. “Nossa aposta é o desenvolvimento de equipamentos com custos acessíveis e que sirvam como uma alternativa para driblar a escassez de mão de obra, além de reduzir os custos de operações e, consequentemente, aumentar a lucratividade”, destaca Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna.
Desde o pequeno, até o médio e grande produtor, essas ferramentas podem ser essenciais para boas colheitas de cacau. Os processos produtivos tendem a melhorar o trabalho em cada nova safra e, assim, a qualidade do produto será reconhecida pelos compradores.
✔ E aí, curtiu as dicas?
Aqui, você ficou sabendo um pouco mais sobre a mecanização que aumenta a produtividade na produção do cacau, mas também queremos saber o que você pensa sobre o avanço tecnológico no agronegócio. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Mundo Husqvarna