Artigos
Cuidados com o Jardim
Cinco fatores que influenciam na hora de escolher um cortador de grama
Para manter o gramado saudável, é preciso regas frequentes, corte feito com equipamento adequado à área e adubação correta
Na hora de aparar a grama, deve-se considerar alguns pontos fundamentais para garantir o melhor resultado de corte e experiência possíveis: regas frequentes, corte preciso e adubação correta. Para um gramado saudável e atraente, o produto mais indicado é o cortador de grama.
A Husqvarna possui hoje uma linha completa de cortadores de grama , todos equipados com plataforma de corte de peça única, que garante maior rigidez e estabilidade ao produto, resultando em corte com qualidade profissional e maior durabilidade.
Mas com tantas opções, qual escolher? Para responder a esta pergunta, pontuaremos abaixo 5 fatores que você deve considerar para escolher o cortador de grama ideal para o seu gramado.
TIPO DE GRAMA
O primeiro fator é o tipo de grama. Os mais comuns na região Sudeste do Brasil são ‘batatais’ e ‘esmeralda’. A batatais é uma grama com maior densidade quando comparada à esmeralda e isso faz com que o corte desta seja mais difícil, o que demanda maior potência do motor. A combinação da grama mais adensada a comprimentos maiores devido a intervalos maiores de manutenção do gramado direciona aos equipamentos de maior potência.
TOPOGRAFIA DO TERRENO
Em segundo lugar, você deve considerar a topografia do terreno. Como os motores à gasolina têm sistema de lubrificação por salpico, o ângulo máximo de inclinação é de 15° a fim de preservar sua integridade. Em gramados com áreas inclinadas o equipamento indicado é o cortador de grama flutuante GX560, com limitação de operação em até 45º. Acima desta inclinação deve ser utilizada uma roçadeira costal.
Tamanho de área
O tamanho da área a ser cortada também deve ser considerado, pois conforme o rendimento médio de cada modelo de cortador de grama, a operação pode levar mais ou menos tempo. Este rendimento varia de acordo com a velocidade de deslocamento e a largura da plataforma de corte.A potência do motor influencia diretamente na velocidade de deslocamento devido à quantidade de força que o cortador terá para efetuar o corte. Caso a carga de trabalho seja maior do que a potência disponível, será necessário maior esforço do operador para movimentar o cortador, resultando em fadiga e perda de produtividade.
Já a largura de corte dita a faixa de grama que pode ser cortada a cada passada. Quanto maior a largura, menos passadas serão necessárias sobre o gramado e portanto o tempo de operação será menor.
Cortadores de grama Husqvarna LC151
O cortador de grama LC151 é compacto e possui rodas traseiras altas que permitem melhor resultado de corte em terrenos com imperfeições. Disponível em duas versões, LC151 (sem tração) e LC151S (tracionado), possui guidão dobrável que facilita a armazenagem e sistema TrioClip® 3 em 1: descarte, coleta e reciclagem (com acessório vendido separadamente).
PRESENÇA DE OBSTÁCULOS NO JARDIM
Se no planejamento de paisagismo houver muitos obstáculos como árvores e canteiros, o trabalho de corte de grama pode ser inflluenciado, pois o operador precisará fazer muitas manobras para mudança de direção. Neste caso, máquinas com tração apresentam menor rendimento, por isso indica-se um equipamento sem tração.
Cortador de grama Husqvarna GX560
Projetado para uso doméstico e profissional, o GX560 traz muitos benefícios para a manutenção do seu gramado. Equipado com motor com cárter inclinado que permite acessar com facilidade áreas irregulares de até 45° de inclinação, torna a operação de manutenção de áreas verdes em encostas e taludes muito mais segura para o operador. Equipado com sistema de flutuação sobre um colchão de ar que torna a operação mais leve, é recomendado para a manutenção de gramados e áreas verdes em encostas, taludes e beira de lago.
QUEM VAI OPERAR A MÁQUINA?
Muitas vezes o proprietário realiza o serviço de corte de grama do próprio jardim. Para garantir que ele passe menos tempo cortando a grama e mais tempo aproveitando seu jardim, as melhores apostas são máquinas com coletor, com tração ou até mesmo os tratores cortadores de grama.
Investir em um trator cortador de grama ou no Rider R316TX significa trabalhar com maior conforto, realizar o corte mais rapidamente em gramados de maiores dimensões e ainda efetuar tarefas diferentes com o mesmo produto quando equipado com seus acessórios.
Atenção para a altura do corte!
A grama necessita de um comprimento mínimo para se manter saudável e bonita. No caso da esmeralda este comprimento é de 3 cm e para a batatais é de 5 cm. O hábito de cortar a grama abaixo desta altura impede que ela se desenvolva o suficiente para ter hidratação e exposição solar ideais, o que pode levar a doenças e até a morte do gramado em épocas de seca. Um gramado doente perde seu aspecto estético e pode ocasionar a exposição do solo levando a desmoronamento em encostas, por exemplo.
Agora que você já sabe quais fatores considerar na hora de escolher o seu cortador de grama, visite um revendor para conhecer os modelos disponíveis e obter dicas de operação e manutenção diária para garantir a melhor experiência e maior durabilidade de seu produto.
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui 5 fatores que influenciam na hora de escolher um cortador de grama, mas também queremos saber qual o tipo de cortador que você já utiliza. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna