Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
Como e quando fazer a poda das árvores?
Para fazer a poda de árvores com o menor dano possível, é preciso atentar-se para a hora certa de realizá-la
O processo de poda é um conjunto de ações realizadas na planta e que consiste na retirada parcial de vegetação lenhosa, que são plantas capazes de produzir madeira como tecido de suporte dos seus caules (sarmentos, cordões e, excepcionalmente, tronco) ou vegetação formada por plantas de porte rasteiro (brotos, inflorescências, cachos, bagas, folhas, gavinhas).
Para fazer a poda de árvores com o menor prejuízo possível para a planta, é preciso atentar-se para a hora certa de realizá-la – quando os galhos são novos. Muitas árvores são comprometidas em sua sanidade devido à poda de galhos grandes, deixando-as sem condições de cicatrizar sem antes sofrer invasão de inimigos.
A poda mais indicada é a de formação, pois condiciona o desenvolvimento da planta e sua adaptação à condição urbana. Ela deve ser feita quando os galhos são jovens, ou seja, ainda apresentam um diâmetro suficiente para serem cortados com uma tesoura de poda afiada ou serrote. Assim, a árvore cicatriza o ferimento rapidamente e continua saudável. É necessário perceber se a planta está em seu período de repouso (dormência) – que varia conforme a espécie – pois é a época mais adequada para o processo.
Em caso de derrubada de árvores, a poda é permitida quando o tronco se encontra seco e é caracterizado como lenha. Se a árvore estiver verde, é necessário requerer uma autorização do IBAMA para realizar qualquer procedimento. Para efetuar um reflorestamento, é preciso elaborar um plano de corte assinado por um engenheiro e autorizado pelo órgão ambiental de seu Estado.
Se a poda for feita na época certa e no tamanho correto, a árvore cresce de acordo com o planejado e é capaz de desempenhar suas funções sem sofrer grandes transformações. Você economiza tempo, dinheiro e previne acidentes. Para facilitar esse processo, realize uma manutenção periódica das plantas pós-plantio.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui informações importantes sobre o processo de poda correto. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação à técnica, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você com dicas de nossos arboristas parceiros. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!