Artigos
Agricultura
Como ingressar no mercado do café
Buscar assessoramento técnico e ter atenção ao plantio, ao manejo e à colheita dos grãos é essencial para entrar neste mercado
Começar o cultivo do café para fins comerciais exige uma série de cuidados por parte do produtor, que vão desde a escolha do tipo de café que mais se adequa à região do plantio até a atenção com o manejo e com a colheita, de uma forma que não prejudique a próxima safra.
Buscar um bom assessoramento técnico, manter o controle dos custos e procurar diferenciar o produto pela boa qualidade são passos imprescindíveis para quem está começando a investir nesse mercado. Abaixo, selecionamos algumas informações sobre o assunto:
Plantio
Para garantir a boa qualidade do produto, é preciso, em primeiro lugar, escolher o local correto para o plantio. Evite terrenos propícios a fortes ventos e frios rigorosos, pois o café não é muito resistente às baixas temperaturas. Além disso, sempre prefira as superfícies planas, já que terrenos íngremes podem dificultar os trabalhos de semeadura e colheita.
Tipos de café
Para o mercado, os cafés Arábica e Robusta são os que têm maior importância econômica, pois são os mais cultivados. No caso do Arábica, ele encontra-se plantado em áreas com altitude acima de 400 m, ou seja, em regiões mais altas e com temperaturas amenas. Já o Robusta desenvolve-se melhor em locais de altitude mais baixa e mais quentes.
Assessoria técnica
Ao começar no mercado de cafeicultura, é indispensável contratar um assessoramento técnico, no caso uma Assessoria Agronômica. Essas empresas têm como objetivo acompanhar todas as etapas de implantação e produção da cultura do café, tendo como finalidade estabelecer um cronograma por meio de manejos e tratos culturais adequados, necessários ao desenvolvimento e produtividade da lavoura de acordo com o ciclo biológico e fase agronômica da cultura. A seguir, veja algumas outras tarefas que são realizadas pela assessoria técnica:
- Planejamento e implantação de novas áreas de cultivo;
- Interpretação das análises de solos e folhas;
- Elaboração do programa de calagem e fertilização;
- Controle fitossanitário de pragas e doenças;
- Acompanhamento de acordo com a necessidade da plantação;
- Visitas e relatórios periódicos sobre as atividades e os manejos.
Manejo e colheita
A colheita do café ocorre no período de seca, entre os meses de abril e setembro. O momento correto da colheita se dá quando o fruto passa para o estágio de maturação (cereja). Esse período corresponde a mais ou menos sete meses após a floração do pé. A característica de maturação pode ser percebida quando o café passa da coloração verde e se torna vermelho ou amarelo, dependendo da qualidade do grão.
Por ser um longo espaço de tempo, o indicado é que a colheita seja feita quando a maior parte dos frutos estiverem em estágio de cereja, com, no mínimo, 80% da planta com frutos já maduros. Nesse caso, o café não deve estar nem verde (conhecido como chumbinho), tão menos em estágio de pós-maturação (chamados de passa, ou secos). Esses cuidados são extremamente importantes, pois, ao deixar de segui-los, o processo de colheita refletirá em grandes desperdícios, desgaste da plantação e desvalorização do produto.
Retorno financeiro
Por mais que o Brasil seja reconhecido como um país que consome muito café, o grão faz sucesso pelo mundo todo. Por isso, quem decide investir nessa cultura pode pensar em expandir o seu negócio para o mercado internacional também. Além disso, a cafeicultura é percebida como um dos pilares da economia brasileira, tornando-se, assim, um dos setores mais estáveis economicamente.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui algumas informações sobre o mercado do café e o que é preciso saber para ingressar nele, mas queremos saber se você já é um produtor de café. Conta pra gente! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e Mundo Husqvarna