Artigos
Agricultura
Compostagem transforma resíduos orgânicos em adubo
Quanto menores os resíduos orgânicos, mais rápido é o processo de formação do adubo
Quando falamos de sustentabilidade, um dos assuntos debatidos é o lixo e como lidamos com esses resíduos. Seja nas áreas urbanas ou rurais o destino dos resíduos são muitas vezes considerados inadequados e, na maioria dos casos, não acompanha o aumento da produção de lixo. Uma das técnicas que pode auxiliar na redução da geração de lixo e impactar menos o meio ambiente, é a compostagem, que transforma restos de alimentos, folhas das árvores, aparas do gramado e outros resíduos orgânicos em adubo para o solo. Esse adubo pode ser usado tranquilamente nos sistemas agrícolas, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão de uma maneira natural.
A compostagem é um processo que ocorre de forma natural, por meio da ação de fungos e bactérias na degradação da matéria orgânica, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. Além de colaborar para o aproveitamento dos resíduos orgânicos, ela melhora a estrutura dos solos, evita o uso de fertilizantes sintéticos e incentiva a diminuição de aterros e lixões – evitando também, que animais atraídos pelo excesso de matéria em decomposição se aproximem.
Em alguns casos, o processo da compostagem varia de semanas a meses para transformar a matéria orgânica em adubo. Entre os materiais mais utilizados para adubagem estão os restos de grama cortada, podas de arbustos e cercas vivas, ervas daninhas e quaisquer outros resíduos, frequentemente descartados no lixo de casa. Eles são ricos em nutrientes como nitrogênio, potássio e fósforo – e, por isso, tornam-se essenciais para uma boa composição dos gramados e jardins -, além das serragens não tratadas (sem verniz) e das folhas secas, ricas em carbono, que evitam o aparecimento de animais indesejados e o mau cheiro.
Equipamentos que ajudam a preparar a compostagem
Quanto menor for o tamanho do material orgânico utilizado, mais rápido será o processo de decomposição. Então, antes de reunir todos esses resíduos (incluindo restos de alimentos, como verduras, cascas e talos) numa composteira, é preciso cortar as aparas de grama, por exemplo, em pedaços pequenos e finos ou até mesmo triturá-los.
O indicado é passar as folhas duas vezes pelas lâminas do cortador e, para isso, deve ser usado um equipamento especializado em cortes triturados. Os podadores de cercas vivas, os cortadores de grama, as roçadeiras e até mesmo os tratores de grama, que conseguem alcançar moitas e árvores devido à tecnologia de direção são equipamentos que podem auxiliar nesse processo.
Já para os cortes de madeira é indicado o uso de motosserras. Mesmo que em sua propriedade sejam feitos pequenos cortes em toras ou lenhas, os restos de madeira que ficam no chão podem ser utilizados nas composteiras, além do que sobra quando utilizam-se os podadores nos galhos.
E aí, gostou da matéria?
Mostramos nesta matéria que a compostagem transforma resíduos orgânicos em adubo e quais equipamentos devem ser usados neste processo, mas também queremos saber se você já utiliza alguma técnica de adubação. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!