Artigos
Manutenção de Áreas Verdes
Conheça o processo de transplante de árvores
O corte nem sempre é uma opção viável, por isso, diante da urbanização, muitas árvores precisam ser transplantadas
Hoje em dia, um dos principais motivos de deslocamento de árvores é a urbanização. Na maioria dos casos, a árvore está no caminho de uma obra e o corte não é uma solução viável. Quando isso acontece, o indicado é que a árvore em questão seja, apenas, transferida de lugar. E você sabe como esse procedimento é realizado?
Das menores e mais leves às mais robustas
Um transplante de árvore bem-feito é capaz de comportar pesos que ultrapassam 20 toneladas, mas é necessário muito cuidado, já que um procedimento malfeito pode causar danos permanentes e até mesmo a morte da planta.
Confira algumas dicas para realizar o transplante de forma adequada:
1. Preferencialmente, transplante árvores e arbustos na primavera. Essa época precede o degelo do solo e antecede o florescimento. Outono e inverno são as estações menos adequadas para o procedimento, pois as raízes têm mais dificuldade de adaptar-se ao novo terreno.
2. Seis meses antes do procedimento, cave um círculo em torno da árvore. A circunferência precisa ter seis vezes o diâmetro do tronco. Você pode contar com o auxílio de pás ou uma escavadeira. A cavidade deve ter aproximadamente 60 cm de profundidade, já que as raízes principais ficam próximas à superfície.
3. Em seguida, corte as raízes com serrote de poda. Com o círculo escavado e as raízes serradas, jogue terra úmida e adubo e regue o local com frequência (dia sim, dia não).
4. Após o período de seis meses, novas raízes começam a brotar. Então, a árvore está pronta para o transplante. O torrão (bloco de terra e raízes) deve ser embalado antes da mudança. O indicado é que se use saco de juta, que é biodegradável e não precisa ser retirado na hora de recolocar a árvore no solo.
5. Para erguer e planta, cabos de aço devem envolver o torrão e os galhos para equilibrar a árvore. Então, ela é içada por um guindaste e viaja até o seu destino. Se o trajeto for longo, um caminhão pode ser utilizado durante o transporte.
6. É importante que se plante a árvore na mesma posição em que ela estava quando foi retirada do solo, porque é assim que ela se adaptou ao ambiente. Além disso, o novo local já deve estar adubado, irrigado e com os níveis de pH controlados.
7. Como, no início, as raízes ainda não estão fixas no solo, o ideal é que a árvore receba escoras de madeira para resistir às adversidades climáticas. A estrutura apoia a planta por um período médio de um ano, quando a árvore já está adaptada, forte e se sustentando sozinha.
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui algumas dicas de como fazer o transplante correto e seguro de uma árvore. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação ao procedimento, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!