Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
Cuidados com a corrente da motosserra ajudam a prolongar a vida útil do produto
A lubrificação e a troca da corrente, do pinhão ou da coroa, e o amaciamento do sabre são alguns dos cuidados que é preciso ter com o equipamento
Prolongar a vida útil de equipamentos usados na manutenção de áreas verdes, agrícolas e manejo florestal exige alguns cuidados. No caso da motosserra, a corrente é um dos principais componentes da máquina e precisa de uma atenção especial.
“Quando a manutenção da motosserra está em dia, o produto apresenta um bom desempenho e uma maior produtividade”, explica Márcio Stanieski, Coordenador Florestal da Husqvarna. Por isso, Stanieski dá algumas dicas de como cuidar do equipamento. Confira:
Lubrificação
O técnico explica que o usuário não precisa ter preocupação quanto a isso, pois a corrente lubrifica-se sozinha. A partir da bomba de óleo, a motosserra manda o óleo lubrificante para a corrente, necessário para o trabalho da lubrificação.
Amaciamento
Como existe atrito entre a corrente e o sabre do aparelho, recomenda-se jogar um pouco de óleo nessa área para que a corrente deslize na canaleta do sabre suavemente, ajudando a amaciar a peça e evitando, assim, o superaquecimento do componente da motosserra e a ocorrência de problemas prematuros no conjunto de corte (sabre e corrente).
Troca da corrente
Em condições normais, a troca da corrente é indicada quando ela chega a uma espessura menor do que dois milímetros. No entanto, se houver problemas na utilização, como falhas no corte, é bem provável que seja necessária uma troca prematura.
Pinhão ou coroa
Nos modelos T435, 120, 125, 435II, 445, 61 e as motosserras a bateria 120i, 535iXP, T540iXP e 540iXP, troca-se o pinhão após o uso de duas correntes. Já nos outros modelos, troca-se somente a coroa, o que geralmente ocorre só após três trocas de corrente.
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui algumas instruções para ajudar você a cuidar da sua motosserra e prolongar a vida útil dela, mas também queremos saber como você preserva o seu equipamento. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn. Clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna