Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
Equipamentos para o manejo de áreas verdes ajudam no combate às queimadas
Sopradores, atomizadores, pulverizadores e roçadeiras podem ser grandes aliados para a contenção e a propagação do fogo
Durante o período em que a umidade do ar está baixa e as chuvas são mais escassas, a quantidade de incêndios em áreas florestais aumenta de forma significativa. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até outubro de 2020, o número de queimadas no Amazonas registrou 15.700 focos ativos. Diante do problema, a Husqvarna destaca a utilização de alguns equipamentos para ajudar a conter a propagação do fogo, como sopradores, atomizadores, pulverizadores e roçadeiras.
“A Husqvarna investe fortemente no aprimoramento de seus equipamentos para auxiliar em diferentes atividades, e o combate às queimadas é uma delas. Realizamos um trabalho diretamente no campo, o que nos permite entender as possibilidades de uso de nossas tecnologias”, destaca Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da marca. “Nosso objetivo é conseguir aliar a eficiência dessas tecnologias à solução de problemas cotidianos”, acrescenta.
Para auxiliar no combate aos focos de incêndio, o Soprador 570BTS pode ser utilizado para apagar o fogo de maneira segura e rápida, sem o risco de propagação das chamas, pois conta com velocidade de ar de 381 km/h e vazão no tubo de 22 mil litros de ar por minuto. Outros equipamentos importantes são: o Atomizador 362D28, que permite lançar areia ou terra para abafar o fogo, e o Pulverizador 325S25, para ajudar no rescaldo da área.
Além desses maquinários, outra opção para conter o problema é a confecção de aceiros, que são faixas ao longo das cercas onde a vegetação densa é retirada por completo do solo. O processo evita que o fogo se alastre para a área de pasto ou de vegetação e, também, para perto de animais. Para isso, a Husqvarna conta com as Roçadeiras 545RX e 143R-II, que permitem a abertura de aceiros cortando galhos e matos secos. Além da utilização do motocultivador TF 545DE, com grade de descompactação traseira, que é o equipamento ideal na prevenção de propagação de incêndio.
Hoje, esta técnica é utilizada por máquinas de grande porte que impede que o fogo não alastre nas propriedades particulares as margens da rodovia, mas este procedimento gera grandes impactos ambientas. Porém, o motocultivador provoca um baixo impacto ambiental, em virtude da pequena faixa removida, e um ótimo resultado na prevenção com elevada mobilidade.
“A roçadeira é ideal para deixar a vegetação baixa, manter os nutrientes do solo, segurar a erosão e fazer uma contenção de segurança. Para se ter uma ideia de sua eficiência nessa atividade, o operador de uma roçadeira consegue percorrer a parte interna de uma fazenda de até 2.500 m de área em um único dia”, ressalta Paulo Figueiredo.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui algumas informações sobre os equipamentos da Husqvarna que ajudam no combate à queimada. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação aos equipamentos, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna