Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
Extrativismo sustentável: manejo adequado conserva o meio ambiente
Formas menos impactantes de extração já são uma realidade no Brasil
A biodiversidade brasileira é uma das maiores do mundo, e a sua riqueza é incalculável. Atualmente, o Brasil perde em cobertura vegetal apenas para a Rússia. Diante de tanta diversidade, o homem encontrou na natureza diferentes maneiras de tirar o seu sustento, e é aí que se começa a falar sobre extrativismo.
O conceito de extrativismo refere-se a toda ação em que ocorre a retirada de recursos do meio ambiente. É a atividade econômica mais antiga da humanidade, garantindo a sobrevivência de nossos antepassados e a preservação da espécie. Infelizmente, o que deveria ser uma prática comum ainda sofre com os prejuízos do chamado extrativismo predatório, responsável por, entre outros malefícios, assorear e contaminar rios e lagos, intoxicar a fauna, destruir a cobertura vegetal, empobrecer o solo, emitir gás carbônico para a atmosfera e alterar o clima.
É fundamental destacar que é possível, sim, praticar o extrativismo sustentável. Dessa maneira, torna-se viável a exploração da natureza de forma correta, impedindo que os recursos se esgotem e que o ecossistema fique comprometido.
O ponto de partida é garantir o extrativismo como atividade econômica sem afetar, ou afetando de forma mínima, o meio ambiente. Desse modo, ele cumpre também um importante papel social, proporcionando renda para diversas famílias. E isso de maneira contínua, pois jamais permite que os recursos se esgotem.
E como realizar o extrativismo sustentável? Por exemplo: não utilizando produtos químicos para o combate de pragas; permitindo que os animais silvestres que dependem daquele fruto para a sua alimentação continuem tendo acesso a ele; não realizando queimadas, entre outras atitudes.
Na atualidade, talvez o melhor exemplo de extrativismo sustentável seja o reflorestamento com eucalipto que, além de destinar matéria-prima para a produção de papel e de móveis, possibilita a recuperação de áreas anteriormente degradadas. Para ajudar a fomentá-lo, é fundamental verificar, na hora da compra, o selo de origem de florestas certificadas nos produtos.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui algumas informações sobre o extrativismo sustentável. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação à prática, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn. Clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna