Artigos
Cuidados com o Jardim
Grandes jardins pedem atenção na escolha das árvores
Fatores como espaço e tipo de planta devem ser observados para se obter o melhor resultado
Um jardim bem planejado chama a atenção não só pela beleza, mas por trazer bem-estar para os moradores. Nessa hora, detalhes fazem toda a diferença para o plantio, cultivo e manutenção. Para grandes jardins, uma boa alternativa são as árvores. Além de darem sombreamento, elas atraem pássaros com suas frutas e flores e deixam o ar mais puro.
Antes de plantar qualquer espécie, os moradores devem pensar em fatores como o tamanho disponível, até que altura a árvore pode crescer e se querem arborizar muito ou apenas deixar o lugar mais charmoso. Separamos algumas dicas para deixar o jardim mais bonito e ajudar na escolha da árvore mais indicada:
Grandes jardins
O porte de árvore ideal para jardins maiores é o médio. Se a escolha for por árvores maiores, é preciso atentar-se para as raízes, pois raízes superficiais podem causar trincas em calçadas e paredes próximas, bem como atrapalhar na hora do corte da grama.
– Altura e porte da árvore: se for muito grande, pode causar danos à rede elétrica ou à edificações próximas. Para evitar esses problemas, é importante sempre eliminar galhos mais altos ou doentes com podadores ou até motosserras .
– Avaliar o clima: é preciso pesquisar se a espécie tolera geadas, calor excessivo, falta ou excesso de chuvas.
– Frutos: em caso de árvores frutíferas, conhecer este ciclo é importante para a escolha da espécie adequada. Um local próximo a carros não pode ter árvores com frutos grandes para que não danifiquem a pintura. Alguns frutos também podem manchar as superfícies, como pisos e calçadas.
– Folhas: algumas variedades têm folhas caducas, que caem no outono e que apresentam intensa floração na primavera. Para fazer a limpeza dessas espécies com o menor esforço e economia, o indicado é o uso de sopradores.
Com a planta certa no espaço, os benefícios são garantidos. Pesquise bem sobre as espécies que podem, inclusive, ser de árvores frutíferas. Uma boa vantagem é que elas são de fácil manutenção e baixo custo.
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui algumas dicas de como ter um belo jardim e escolher a árvore certa para ele, e também queremos saber de você qual é o tipo de árvore que você cultiva em seu jardim. Conta pra gente! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!