Artigos
Cuidados com o Jardim
Mais espaço, conforto e área verde
A relação das pessoas com a sua casa mudou e hoje a busca é por um local com maior contato com a natureza e espaço para lazer
Nos últimos tempos a relação das pessoas com suas casas passou por algumas mudanças. Elas começaram a olhá-la de outra maneira, sentindo a necessidade de espaços que antes não se davam tanta importância, como os espaços verdes. Vale lembrar que esses espaços têm efeitos terapêuticos que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida. Essas decisões têm se refletido com o movimento que está acontecendo desde o ano passado, com a saída de muitas pessoas dos grandes centros urbanos e indo para o interior ou a procura de outro lugar para morar que ofereça bem-estar.
De acordo com a pesquisa realizada pelo QuintoAndar e Offerwise, que fez um levantamento de como a pandemia mudou a relação das pessoas com a casa, dos 1.500 entrevistados, 28,4% começaram a dar mais importância para a área verde ao entorno do imóvel e 25% para áreas de lazer em casa. O quintal e o contato com a natureza passaram a ser bastante valorizados e, com isso, o trato do jardim se faz necessário, seja ele pequeno ou grande. As hortas também estão em alta e o cuidado com elas é de acordo com o que é cultivado.
Para a paisagista Ana Trevisan, ter uma horta em casa é um privilégio. “Colher os alimentos fresquinhos e colocar direto no prato confere sabor extra, conforto e praticidade”, ressalta. Para se ter sucesso com a horta, a profissional dá algumas dicas, como a escolha do local, seja ele pequeno ou grande, o ambiente precisa receber luz solar por três ou quatro horas, no mínimo. Além disso, manter os cuidados com a adubação e a rega, e a cada 20 dias revestir a terra com compostos orgânicos para a saúde das mudas.
Já para quem tem áreas grandes, Ana pontua sobre a importância de ter a ajuda de um profissional paisagista para ver o ambiente como um todo e criar algo personalizado para o cliente. “O paisagista leva em consideração a parte técnica necessária para cada tipo de ambiente, além de fazer escolhas assertivas, gerando economia no investimento”, ressalta. A paisagista ainda completa que, para estes casos, ter um jardineiro para a manutenção do local é igualmente essencial.
E aí, curtiu o texto?
Agora queremos saber de você, como está a sua relação com a casa? Passou a valorizar algum cômodo e/ou espaço em especial? Conta pra gente! Vamos compartilhar nossas histórias. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos também no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!