Artigos
Cuidados com o Jardim
Manutenção de grama em taludes é desafio para jardinagem
Cuidados com áreas em declive são desafios, inclusive, para jardineiros profissionais
Um dos principais desafios da jardinagem é a plantação de vegetação e sua posterior manutenção em áreas de declive, os famosos taludes. Os taludes e as colinas quase sempre apresentam erosões, resultando em solo raso e não apropriado para muitas plantas. Por isso, o cuidado com o seu gramado em declive deve iniciar antes mesmo da plantação da grama.
Quando se trata de um barranco, são duas as espécies de grama indicadas para plantação: a esmeralda e a batatais. Essas são as principais escolhas da jardinagem comercial, já que ambas as espécies são de fácil manuseio. Além disso, com uma manutenção adequada do gramado, é possível garantir um enraizamento seguro.
As espécies indicadas são importantes, pois executam um papel de contenção de erosão, problema muito frequente que destrói as estruturas que compõem o solo (areias, argilas, óxidos e húmus) levando seus nutrientes e sais minerais para as partes baixas do relevo. O tipo de erosão mais recorrente, tratando-se de áreas urbanas, é a erosão pluvial, provocada pela retirada de matéria da superfície do solo pelas águas da chuva.
Manutenção de taludes
Pensando na demanda específica de manutenção de gramados em declive, a Husqvarna possui equipamentos desenvolvidos especificamente para essa aplicação. Um desses equipamentos é o Cortador de Grama GX560. De uso doméstico e profissional, seu maior diferencial está no sistema de flutuação por meio de um colchão de ar formado pela ação de uma turbina posicionada entre a lâmina de corte e o motor. Essa tecnologia torna a operação leve em qualquer terreno e facilita as manobras necessárias para obter um corte de grama perfeito.
O Cortador de Grama GX560 conta com motor desenvolvido para trabalhar de forma inclinada e, com isso, é ideal para a manutenção de gramados e áreas verdes de encostas, taludes e locais com até 45º de inclinação. Além dele, também é possível utilizar a Roçadeira Costal 531RB, que é um modelo que conta com o motor sustentado pelas costas do operador por meio de alças e eixo flexível, que o liga ao conjunto de corte da máquina, garantindo máxima liberdade de movimento e equilíbrio.
Para realizar o trabalho em taludes, algumas práticas devem ser adotadas para garantir a segurança do operador e de outras pessoas que possam estar ao redor. Para o cortador de grama, alguns cuidados devem ser tomados como: conservar os pés e mãos afastados das lâminas; não cortar a grama em declives excessivamente íngremes; num declive, manter os pés firmes no chão com o cortador de grama posicionado sobre o declive abaixo de si e com a vela de ignição voltada para cima, para evitar que o óleo lubrificante escoe para o interior do cilindro; não utilizar o cortador de grama em declives molhados ou com inclinação superior a 45°e nunca empurrar o cortador de declive para cima.
Já para a roçadeira costal, as orientações são: segurar o produto com as duas mãos; manter o produto do lado direito do seu corpo; manter o equipamento de corte abaixo do nível da cintura; conservar sempre o produto conectado ao cinto; manter o corpo afastado das superfícies quente e do equipamento de corte.
✔ E aí, gostou da matéria?
Mostramos nessa matéria qual a melhor solução para a manutenção de grama em taludes na jardinagem, mas também queremos saber quais são seus cuidados na manutenção de gramados em declive. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!