Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
O cedro tem aplicabilidade em decoração até medicinal
Conhecida pela maciez, o cedro também tem aplicabilidade pelo aroma agradável
A madeira de cedro é obtida de árvores que nascem do Norte ao Sul do País, com maior ocorrência nos estados que compõem a Amazônia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Em função da sua coloração, que varia do bege-escuro ao castanho-avermelhado, a madeira pode ter alguma diferença de denominação, como cedro-rosa, cedro-vermelho ou cedro-branco. No geral, o cedro tem como características, ser uma madeira leve, de textura grossa, superfície ligeiramente ondulada e lustrosa, com reflexos dourados, e aroma agradável.
Na natureza, a espécie tem uma resistência considerada moderada ao ataque de fungos e bactérias. Além disso, sua madeira apresenta baixa permeabilidade, se submetida a elementos químicos de preservação.
Aplicações
Por ser uma madeira de baixa retratilidade, o uso do cedro é indicado para ambientes internos. Entre suas funcionalidades, está a fabricação de móveis finos, folhas e embalagens decorativas, molduras para quadros, modelos de fundição, obras de entalhe, artigos de escritório e instrumentos musicais.
No segmento da construção civil, a madeira é utilizada na produção de venezianas, rodapés, guarnições, cordões, forros, lambris e cabos de vassoura. Já para a construção naval, o cedro serve como base para acabamentos internos decorativos e casco de embarcações leves.
Outra aplicação é a produção de óleo. Este elemento pode ser usado de duas maneiras: o óleo de cedro comum, que é capaz de dar brilho aos móveis de madeira; e o óleo essencial de cedro, que possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de diversos problemas de saúde.
Quando usado em banhos e massagens, este óleo diminui o desconforto de quem sofre com artrite, dermatite, e até repelir insetos. O óleo essencial também pode ser inalado, agindo internamente no combate à infecções, insônia, estresse e retenção de líquidos.
✔ E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui informações sobre o cedro e suas utilidades, como a produção de óleo, dentre eles, o essencial, e queremos saber se você já fez uso desse produto. Conta pra gente! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna