Artigos
Manejo Florestal e Poda Urbana
Porque o manejo florestal é tão importante
Uma das práticas para reduzir os danos causados à natureza é o manejo florestal
A preservação ambiental é um conjunto de práticas que visa proteger a natureza, e é extremamente importante para nossa sociedade e fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos. Existem muitas práticas que podem contribuir para a preservação do meio ambiente e o manejo florestal é uma delas.
Mas o que é o Manejo Florestal?
O manejo florestal é uma das diversas técnicas de preservação do meio ambiente por meio da colheita de árvores mais velhas, deixando as mudas mais novas protegidas para a colheita futura. Esse método foi desenvolvido para administrar de forma organizada a extração de madeira e reduzir o impacto ambiental, assegurando a capacidade da floresta de se regenerar naturalmente e manter a sua biodiversidade.
Qual a importância do Manejo Florestal?
Esta é uma atividade econômica oposta ao desmatamento, pois não há remoção total da floresta e, mesmo após o uso, o local manterá sua estrutura florestal. Em áreas onde a mata é devidamente manejada, retira-se, em média, cinco árvores por hectare. O princípio da técnica de exploração de impacto reduzido – principal ferramenta do manejo florestal – é extrair produtos da floresta de maneira que os resultados gerados sejam mínimos, possibilitando a manutenção de sua estrutura e sua recuperação, por meio do estoque de plantas remanescentes.
As principais razões para manejar a floresta
Continuidade da produção: garantia de produção de madeira na área trabalhada, que requer a metade do tempo necessário na exploração não manejada.
Rentabilidade: os benefícios econômicos do manejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividade do trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.
Segurança de trabalho: para reduzir riscos de acidente de trabalho as técnicas de manejo se tornam fundamentais. Segundo estudos do Projeto Piloto de Manejo Florestal (Imazon/WWF), na operação manejada, os riscos de acidentes durante o corte foram 17 vezes menores, se comparado às situações de perigo na exploração predatória.
Respeito à lei: o manejo florestal é obrigatório por lei e toda empresa que não efetuá-lo, está sujeita a diversas penas.
Oportunidades de mercado: as empresas que adotam um bom manejo são fortes candidatas a obter um “selo verde”, certificação que é cada vez mais exigida por compradores de madeira, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Uma vez provada a autenticidade da origem manejada de sua madeira, as empresas poderão ter mais facilidades de comercialização no mercado internacional.
Conservação florestal: o manejo da floresta garante a cobertura florestal da área, retém a maior parte da diversidade vegetal original e pode ter impactos pequenos sobre a fauna, se comparado à exploração predatória.
Serviços ambientais: as florestas manejadas prestam serviços para o equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclo hidrológico e retenção de carbono.
O Manejo Florestal Sustentável
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais. Respeitando os mecanismos de sustentação do ecossistema, objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.
E aí, curtiu o texto?
Reunimos aqui informações importantes sobre a técnica de manejo florestal. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este processo, entre em contato com a gente por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!