Artigos
Cuidados com o Jardim
Saiba como montar e cuidar de um jardim
Use flores, plantas e elementos diversificados para dar vida ao ambiente
Um jardim bem-cuidado encanta qualquer pessoa. Apesar de parecer uma tarefa difícil, com calma e uma boa orientação dos floricultores, é possível construir um lindo jardim, especialmente, quando se tem grandes espaços disponíveis. É importante escolher plantas, flores e elementos decorativos corretos para criar um jardim dos sonhos.
Em primeiro lugar, é preciso determinar o tipo de jardim que se deseja construir e visualizar o espaço disponível. Essa decisão depende do objetivo: ter um jardim com flores coloridas? Plantas ornamentais? Horta de ervas aromáticas ou de legumes? Tais definições auxiliam a projetar um lugar que combine com o estilo de vida das pessoas que frequentam o local.
Depois, é preciso avaliar os limites do espaço e, se possível, deixá-lo resguardado das crianças e animais domésticos. Definido o local, deve-se estudar sua posição solar. Conhecer bem esse aspecto é fundamental para a escolha adequada de plantas e flores, pois grande parte delas exige seis horas de luz solar todos os dias e, em casos de haver mais sombra do que sol, sementes alternativas devem ser usadas.
Flores para locais com muito sol: adelfas, azáleas, cactos, gazânias, gerânios, lavandas, melissas, rosas, salvas, tomates e vegetais folhosos.
Flores para locais com muita sombra: acanthus, algumas espécies de hortênsias, amarílis, anêmonas, aquilégias, bergenias, euforbiáceas, hostas, lobélias, samambaias, tulipas e violetas.
Dicas para um jardim florido
Caso a opção seja por um jardim florido, é importante aprender a diferenciar entre as flores perenes (cujo período de floração é bem pequeno, no entanto, ocorre todos os anos sem a necessidade de uma nova plantação), e as flores anuais (cuja plantação precisa ser feita a cada ano, mas a floração ocorre praticamente durante todo o verão).
Exemplos de flores perenes: flor-de-lis, azaleias, margaridas-amarelas, cravina e narciso.
Exemplos de flores anuais: tagetes e margaridas.
Conheça as plantas que não florescem
As plantas que não florescem também podem dar um toque especial para o jardim. Um exemplo clássico é a planta do gênero Polyscias. Conhecida por não dar flores em ambientes longe do seu habitat natural, ela tem origem na Malásia, Índia e Polinésia e é chamada pelos decoradores de interiores de árvore-da-felicidade.
As coníferas perenes também entram nessa categoria e incluem os pinhos, pinheiros, cedros, presentes em ambientes mais frios e secos, além daquelas plantas popularmente chamadas de palmeiras, as cicadáceas, que desenvolvem troncos de madeira com longas folhas. Elas são encontradas em lugares com clima quente e ficam lindas quando colocadas em vasos grandes.
Ter trepadeiras próximas aos muros também transforma o ambiente. Pesquise a que mais se adequa ao modelo de jardim e, ainda, combine com um conjunto de arbustos.
Como compor o jardim com elementos decorativos
Um jardim não precisa ser construído apenas com flores, plantas, árvores e arbustos. Existem algumas formas diferentes de compor o espaço e torná-lo ainda mais convidativo e amigável. As fontes feitas de pedra são perfeitas para dar aquele ar de natureza ao jardim. Também existem fontes artesanais, mais fáceis de manusear, normalmente feitas de madeira, usadas diretamente na grama ou sobre pedras.
Há alguns truques utilizados para aumentar a luz de um jardim ou tirar proveito das zonas de sombra. Colocar espelhos ou elementos que refletem a vegetação podem dar profundidade e luminosidade ao espaço. Utilizar mobiliário como mesas, cadeiras, vasos e floreiras de cores alegres e claras pode dar um “up” naquele cantinho que não recebe a luz solar. Instalar na sombra os móveis de refeição pode ser a melhor escolha para driblar os dias mais quentes.
✔ E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui algumas dicas interessantes de como construir um jardim em casa, mas queremos saber de você como é o seu jardim e quais produtos da Husqvarna são utilizados na sua manutenção. Conta pra gente! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna