Artigos
Cuidados com o Jardim
Sete jardins para adotar em grandes áreas
Os modelos de jardins podem variar de acordo com as condições de solo de cada local
Você gosta ou tem como profissão cuidar de grandes jardins? Então, conheça os tipos de jardim e escolha os que mais se integram ao seu estilo de vida.
Quer saber mais sobre como iniciar um grande jardim? Baixe aqui o e-book: Guia básico de como iniciar um jardim.
Jardim Inglês
Valorizando a paisagem natural, esse estilo tenta reproduzir a sensação de andar por um bosque antigo. Um jardim inglês é caracterizado por formas naturais (mais curvas e arredondadas) e é ideal para gramados extensos. Perfeito para quem não quer formas geométricas ou retas e plantas que exijam muita manutenção.
Foto: ShutterStock
Jardim Indiano
Com influência persa, os jardins indianos têm traçado geométrico, complementado com fontes ou lagos e plantas tropicais. Outra característica é seu uso como continuidade da casa, com canteiros para resguardar a privacidade de cômodos internos, áreas específicas para receber convidados e relaxar, por exemplo.
Foto: ChameleonsEye / Shutterstock.com
Jardim Italiano
Com muitos elementos do classicismo francês, esse jardim ganha destaque pelo uso de plantas frutíferas e flores capazes de suportar o clima do Mediterrâneo: frio no inverno e muito quente e seco no verão. Esse estilo também é marcado pelo uso quase obrigatório de fontes, estátuas e vasos cerâmicos.
Foto: Shutterstock
Jardim Japonês
Para a cultura japonesa, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte. Tendo como objetivo se integrar à natureza do entorno de forma harmoniosa, cores e texturas são menos importantes que elementos filosóficos, religiosos e simbólicos. Nesse tipo de jardim, água, pedras, mobiliário e plantas específicas – como a cerejeira – tem o papel de transmitir paz e tranquilidade.
Foto: Svieta Imnadze / Shutterstock.com
Jardim Desértico
Chamado de desértico ou rochoso, o objetivo desse tipo de jardim é reproduzir uma paisagem árida. A presença de espécies com a habilidade de reduzir a perda de água e acumulá-la para períodos de estiagem é sua principal característica, o que também favorece quem precisa de plantas resistentes a pragas e que dispensem agrotóxicos.
Foto: Shutterstock
Jardim Tropical
Os contornos naturais (não simétricos e sem poda), plantas tropicais e subtropicais e muitas cores são a marca desse estilo de jardim. Ideal para climas quentes, porém eles também podem ser usados em climas mais frios, utilizando, nesse caso, estufas e cuidados especiais para manter as plantas viçosas durante todo o ano.
Foto: Shutterstock
Jardim Francês
Também conhecido como jardim clássico, o estilo francês tem como característica o formalismo e a rigidez. Representando o domínio do homem sobre a natureza, esse tipo é marcado pela simetria perfeita entre os elementos, com caminhos largos e delimitados por topiarias, canteiros esparsos e muito bem localizados. Se você quer perfeição e ordem, esse é o jardim ideal.
Foto: Shutterstock
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui 7 jardins para adotar em grandes áreas, mas também queremos saber quais você gosta mais.
Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn. Clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!