Artigos
Manutenção de Áreas Verdes
Tecnologia que combate a poluição sonora
Tecnologia que combate a poluição sonora
A conscientização da cidadania deve levar pessoas e empresas a evitarem ao máximo a perturbação sonora
A poluição sonora é algo ao qual estamos cada vez mais expostos. Quantas vezes você já tentou se concentrar em seu trabalho e foi atrapalhado por ruídos de uma construção ou tentou dormir e não conseguiu por causa do barulho de algum equipamento que funcionava na vizinhança? No dia a dia, seja em casa, na rua, no trabalho e até mesmo nos momentos de lazer, estamos expostos a inúmeros ruídos, que não somente causam incômodos momentâneos, mas também podem ser prejudiciais à saúde emocional, física e mental, prejudicando a qualidade de vida.
Para combater esse inimigo invisível, há órgãos internacionais como a OMS que orientam por uma conscientização maior da cidadania e regulamentação de algumas atividades. Ou seja, é fundamental que cada pessoa ou empresa tenha consciência dos ruídos emitidos e evite ao máximo a perturbação sonora. A ideia é que essa consciência incentive a escolha de alternativas menos ruidosas, respeitando os horários recomendados e os cuidados necessários.
Com os avanços da tecnologia, existem equipamentos desenvolvidos com o objetivo de reduzir essa poluição sonora, proporcionando maior bem-estar das pessoas, especialmente dos usuários. “A poluição sonora é algo que interfere na vida dos seres humanos e na fauna das cidades. Por isso, é muito importante a introdução de novas tecnologias e equipamentos que são mais silenciosos durante o uso”, declara o arborista Felipe Silveira, pós-graduando em Arborização Urbana - UFRRJ.
Ele complementa que os equipamentos a bateria são considerados hoje uma excelente solução para esse problema. “Para nós, arboristas, o uso dos produtos a bateria são um divisor de águas, pois o ruído é um agravante muito forte na saúde ocupacional do trabalhador. Hoje, podemos atuar mais facilmente próximo de locais como escritórios, hospitais, escolas, etc, sem atrapalhar as pessoas dessas áreas. Com isso, pudemos aumentar nossa produtividade e qualidade de vida sem precedentes. Desde que comecei a trabalhar com os equipamentos a bateria, percebi que fico mais bem-disposto durante a operação, e me sinto melhor depois de um dia de trabalho, conclui.
Qual barulho mais incomoda você nos grandes centros? Queremos ouvir sua opinião. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos também no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Husqvarna