Loja Oficial com Entrega para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Bahia.

Artigos

Agricultura

Variedades e cultivo do tomate

27/02/2023

Cultivar tomate em casa ou na fazenda pode ser uma ótima solução para se ter um fruto mais saudável  

O tomate está entre um dos produtos mais consumidos na casa dos brasileiros, seja para o consumo in natura como uma tradicional salada, ou em preparações como molhos.  

Cultivar tomate em casa ou na fazenda pode ser uma ótima solução para garantir um fruto mais saudável e saboroso, uma vez que o tomate pode ser plantado o ano todo, onde tenha um clima ameno.  

Antes de qualquer coisa, escolha a espécie  

Há diversos tipos de tomate e cada um tem uma funcionalidade específica. Seja na receita de domingo ou no que seu corpo precisa. No Brasil, os campeões de venda são o Carmem, também conhecido como Longa Vida, Holandês e Cereja. Confira uma breve definição de cada um.  

Tomate Carmem: Dura bastante e é bom para fazer salada, mas se você tem a intenção de preparar um molho de tomate, opte pelo tomate Italiano.            

Tomate holandês: É bem adocicado e, assim como o Carmem, é excelente para salada.      

Tomate Cereja: ideal para fazer saladinhas e também para colocar em canapés e espetinhos.      

Verifique o clima da sua localização  

Agora que você já escolheu a espécie, é hora de considerar a temperatura do local que você mora. Tomateiro se dá bem em locais com condições climáticas variadas e pouca chuva. Prefere ambientes com temperatura noturna entre 15 e 19 graus e diurna de 19 a 24 graus. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o seu desenvolvimento.  

Em suma, a melhor época de plantio em São Paulo, Centro Oeste e Minas Gerais é de fevereiro até meados de junho. Na região Nordeste, a plantação deve ser feita entre março e até a primeira quinzena de junho, mas, em Pernambuco, o ideal que é seja até abril.  

Prepare o solo ou canteiro  

Tratando-se de cultura do tomate, os melhores resultados são obtidos a partir de solos bem drenados, profundos e com acidez controlada. Isto é, com pH entre 5,5 e 6,5. Este ajuste do solo pode ser realizado com o Atomizador 362D28.

Por esses motivos, é importante investir em um equipamento eficiente, como os Motocultivadores TF 230 / TF 338 / TF 545 D, que capina e ara a terra com agilidade, deixando o solo propício para o plantio.   

O espaçamento entre plantas pode variar de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 m.  

3 Dicas extras para preparar o solo

  • Faça irrigações diárias nas mudas, sem excesso de água;
  • A subsolagem deve ser feita com baixa umidade do solo;
  • Para melhor crescimento do tomateiro, combine o cultivo com ervas aromáticas.  

Comece o plantio  

Inicie o plantio do tomateiro pelo sistema de mudas produzidas em bandejas de isopor. Coloque as sementes, que podem ser compradas em lojas de produtos agropecuários, nas células preenchidas com um substrato comercial.  

Cuide do manejo  

Comece o manejo da área de cultivo do tomate fazendo a limpeza do local, removendo todos os resíduos com o auxílio de um soprador. Se o terreno recebeu outro plantio há pouco tempo, é recomendado ará-lo para destruir tudo que restou e acelerar o processo de decomposição dos restos.  

Outra aplicação importante para o manejo da cultura tomateira é a calagem, que pretende corrigir a acidez do solo com o acréscimo de calcário.    

A planta do tomate é sensível a várias pragas e doenças. Portanto, tome muito cuidado na hora de cuidar da sua plantação, seja ela pequena ou grande. Mantenha o terreno sempre úmido. Irrigue as plantas a cada dois ou três dias. Boa incidência de sol também é recomendado, pois evita o desenvolvimento de plantas finas e quebradiças.  

Para aplicação de defensivos para o controle de pragas, utilize o Pulverizador 321S15, 325S25 ou o modelo estacionário 321SP.

Colha com muito cuidado  

A colheita pode ser feita depois de 90 a 100 dias do início do transplante. Como o tomate continua amadurecendo fora do pé, pode ser colhido ainda não maduros. Mas como a planta possui muitos ramos e caule flexível, isso deve ser feito com muito cuidado.      

 

E aí, curtiu as dicas?  

Reunimos aqui dicas e informações sobre as variedades de tomates e seu cultivo, mas queremos saber de você qual espécie de tomate mais gosta e costuma plantar. Conta pra gente! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.   

É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!    

Até o próximo post!  

Fonte: Mundo Husqvarna e Revista Globo Rural

VEJA TAMBÉM

Giro Zero ou Trator: Qual é a melhor opção para manter o gramado?

A escolha do equipamento ideal para a atividade de manutenção de gramados exige avaliação da área a ser cortada e das características de cada modelo        

O trabalho de manutenção de áreas verdes inclui muitas vezes o corte de grama em áreas extensas que tornam o trabalho com um cortador de grama convencional impraticável. Ao mesmo tempo, estas áreas podem incluir jardins com obstáculos e que exigem alta qualidade de corte para manter a grama bonita e sadia, situação onde um trator agrícola com implemento de roçadeira também não atende. Para situações que exigem precisão em grandes gramados, os tratores cortadores de grama e o giro zero são ideais.  

Giro Zero          

O Giro Zero é um equipamento dotado de duas transmissões hidráulicas que permitem o controle independente das rodas traseiras por meio de alavancas e velocidade máxima de deslocamento que varia entre 10 e 19 km/h, garantindo assim máxima produtividade. São 3 modelos com suas respectivas potências e larguras de corte: Z248F com 23 HP e 122 cm, MZ54 com 24 HP e 137 cm e Z560X com 31 HP e 154 cm. A combinação de alta velocidade, excelente manobrabilidade e largas plataformas de corte os torna ideais para áreas extensas com poucos obstáculos onde se deseja máxima produtividade. São indicados para áreas de 60 mil m² até 200 mil m².     Husqvarna | *Z560X: modelo  ideal para manutenção de beira de rodovia, com capacidade de operar em áreas de até 200 mil m².

Dotados de plataforma de corte mais robusta e chassi reforçado, são indicados para serviços de maior intensidade. Os modelos MZ54 e Z560X vêm equipados de série com o santo-antônio ROPS (Roll Over Protection System – Sistema de Proteção contra Tombamento) que garante a segurança do operador caso o produto tombe ao operar em inclinações acima do máximo recomendado de 15°.      

Trator          

O trator cortador de grama é um produto desenvolvido para a manutenção de jardins onde a operação com um cortador de grama se torna muito demorada. Dotado de transmissão hidrostática que permite que o usuário se concentre no corte e não em trocar de marcha, traz excelentes resultados e maior conforto. São 4 modelos disponíveis: TS138L com 15 HP e largura de corte de 97 cm, TS142 com 19 HP e 107 cm, TS148 com 26 HP e 122 cm e TS254G com 26 HP e 137 cm. Com velocidade máxima de aproximadamente 8 km/h e esterçamento controlado por um volante ergonômico, os tratores são indicados para áreas entre 20 mil m² e 50 mil m².  

Facilidade de uso é o principal atributo dos tratores e por isso são mais indicados para a manutenção de jardins (que muitas vezes é feita pelo próprio proprietário) de menores dimensões e com mais obstáculos. O modelo TS254G conta ainda com piloto automático que permite manter a velocidade constante sem pressionar o pedal de deslocamento à frente, mesmo em terrenos irregulares.   Husqvarna  

O piloto automático garante velocidade constante mesmo em gramados irregulares        

Comparação    

Fred Castilho, engenheiro de produtos da Husqvarna lembra que tanto os modelos de trator quanto de giro zero possuem diversos sistemas de segurança com sensores que impedem o funcionamento do motor; caso o operador esteja fora do banco sem o freio acionado, caso tente ligar o produto com a plataforma de corte acionada ou mesmo tente dar marcha a ré com as lâminas operantes. Para se deslocar para trás em segurança enquanto corta, o ROS (Reverse Operation System – Sistema de Operação Reversa) obriga o operador a parar e colocar a chave de ignição na posição ROS. Isto permite que ele tenha tempo de avaliar o gramado e verificar se não existem quaisquer objetos ou pessoas que possam ser atingidos. Caso este passo não seja executado, o motor apaga na hora.  

Castilho explica ainda que a escolha por um trator ou um giro zero deve ser realizada com base no tamanho da área, na intensidade de utilização e no tipo de usuário. Um trator é mais indicado para a manutenção periódica de jardins feita pelo próprio proprietário ou por um funcionário, enquanto que o giro zero é concebido para profissionais de áreas verdes em operações de maior intensidade e em áreas mais extensas com vegetação adensada.

✔    E aí, curtiu o texto?  

Reunimos aqui algumas informações sobre as características do Giro Zero e Trator, mas queremos saber de você qual máquina prefere utilizar. Conta pra gente! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.   

É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!    

Até o próximo post!    

Fonte: Mundo Husqvarna  

06/10/2021
Ler

Cortador de grama LC140P: bom para pequenos jardins

O modelo é leve, tem alta potência e resistência    

O cortador de grama LC140P é indicado para cortes em pequenos jardins. Por ser um equipamento leve, é de fácil manuseio, ao mesmo tempo em que conta com uma alta potência e resistência para os serviços domésticos.             

Esse modelo da Husqvarna vem equipado com uma plataforma de corte de aço e permite o ajuste da altura do corte de forma central. A máquina também tem uma empunhadura suave para garantir a segurança e a ergonomia do trabalhador.  

O equipamento ainda conta com rodas com rolamentos de esfera, motor Husqvarna de 123 cm³ e largura de corte de 40 cm.      

✔    E aí, você conhecia o equipamento?  

Reunimos aqui informações sobre o cortador de grama LC 140P, ideal para locais pequenos. Caso tenha ficado com alguma dúvida com relação ao equipamento, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.   

É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!    

Até o próximo post!

11/10/2021
Ler

Como fazer a manutenção preventiva dos equipamentos

Preservar as condições dos equipamentos evita quebras ou falhas inesperadas  

A manutenção preventiva diminui a chance de ocorrer quebras ou falhas nos equipamentos e também reduz a queda no desempenho do equipamento.  

O uso intenso dos equipamentos pode danificá-los a ponto de necessitar de reparos caros ou até resultar na compra de um novo. Por isso, esteja atento às suas condições e, se necessário, faça uma manutenção preventiva. A tendência é que essa manutenção diminua a chance de ocorrer quebras ou falhas nos equipamentos e também reduza ou evite a queda no desempenho do produto.  

A manutenção preventiva também é indicada quando houver riscos com a segurança do operador e/ou riscos de agressão ao meio ambiente.  

Veja como manter seus produtos Husqvarna:  

Aparadores e roçadeiras  

Motor: verifique a existência de resíduos de combustível de temporadas passadas e descarte-os em local seguro e passível de coleta. Atente-se também para qualquer obstrução visual no escapamento do produto e, caso necessário, realize a desobstrução;  

Filtro de ar: se o filtro for de feltro ou de espuma, realize a limpeza com água e sabão regularmente. Note que, quanto maior a intensidade do uso do produto, mais regularmente será necessário realizar a limpeza do filtro de ar. Por se tratar de um item de desgaste, é necessário realizar a troca por um novo preventivamente. No caso de filtros em papelão, tipo automotivo, realize a troca se este apresentar obstrução e também de acordo com a instrução que cada equipamento indica em seu manual;  

Filtro de combustível: faça a substituição preventiva regularmente de acordo com a indicação do manual do produto;  

Vela: observe a folga entre os eletrodos que devem estar em torno de 0,5 mm. Em caso de acúmulo de carvão, faça a limpeza. Na presença de corrosão, a vela deve ser substituída;  

Caixa de transmissão: lubrifique a caixa de transmissão e verifique possíveis trincas na lâmina. Se for necessário, faça a afiação. Caso utilize fio de náilon, verifique se existe quantidade suficiente de fio no conjunto e lembre-se de sempre utilizar o fio no tamanho correto (nem muito curto e nem muito longo). Esta dica irá aumentar o tempo de vida útil do seu produto.  

Cortadores de grama  

Motor: verifique a existência de resíduos de combustível de temporadas passadas e descarte-os em local seguro e passível de coleta;  

Óleo do motor: realize a troca de óleo do motor, utilizando o óleo recomendado à sua operação, pelo fabricante. Atente-se à quantidade correta para cada modelo de cortador de grama.  

E aí, gostou das informações?  

Nesta matéria, você soube da importância da manutenção preventiva dos equipamentos. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, envie uma mensagem que tiraremos suas dúvidas. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos  também no Instagram.   

É sempre bom lembrar que estamos no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!    

Até o próximo post!

21/10/2021
Ler