Artigos
Agricultura
Variedades e cultivo do tomate
Cultivar tomate em casa ou na fazenda pode ser uma ótima solução para se ter um fruto mais saudável
O tomate está entre um dos produtos mais consumidos na casa dos brasileiros, seja para o consumo in natura como uma tradicional salada, ou em preparações como molhos.
Cultivar tomate em casa ou na fazenda pode ser uma ótima solução para garantir um fruto mais saudável e saboroso, uma vez que o tomate pode ser plantado o ano todo, onde tenha um clima ameno.
Antes de qualquer coisa, escolha a espécie
Há diversos tipos de tomate e cada um tem uma funcionalidade específica. Seja na receita de domingo ou no que seu corpo precisa. No Brasil, os campeões de venda são o Carmem, também conhecido como Longa Vida, Holandês e Cereja. Confira uma breve definição de cada um.
Tomate Carmem: Dura bastante e é bom para fazer salada, mas se você tem a intenção de preparar um molho de tomate, opte pelo tomate Italiano.
Tomate holandês: É bem adocicado e, assim como o Carmem, é excelente para salada.
Tomate Cereja: ideal para fazer saladinhas e também para colocar em canapés e espetinhos.
Verifique o clima da sua localização
Agora que você já escolheu a espécie, é hora de considerar a temperatura do local que você mora. Tomateiro se dá bem em locais com condições climáticas variadas e pouca chuva. Prefere ambientes com temperatura noturna entre 15 e 19 graus e diurna de 19 a 24 graus. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o seu desenvolvimento.
Em suma, a melhor época de plantio em São Paulo, Centro Oeste e Minas Gerais é de fevereiro até meados de junho. Na região Nordeste, a plantação deve ser feita entre março e até a primeira quinzena de junho, mas, em Pernambuco, o ideal que é seja até abril.
Prepare o solo ou canteiro
Tratando-se de cultura do tomate, os melhores resultados são obtidos a partir de solos bem drenados, profundos e com acidez controlada. Isto é, com pH entre 5,5 e 6,5. Este ajuste do solo pode ser realizado com o Atomizador 362D28.
Por esses motivos, é importante investir em um equipamento eficiente, como os Motocultivadores TF 230 / TF 338 / TF 545 D, que capina e ara a terra com agilidade, deixando o solo propício para o plantio.
O espaçamento entre plantas pode variar de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 m.
3 Dicas extras para preparar o solo
- Faça irrigações diárias nas mudas, sem excesso de água;
- A subsolagem deve ser feita com baixa umidade do solo;
- Para melhor crescimento do tomateiro, combine o cultivo com ervas aromáticas.
Comece o plantio
Inicie o plantio do tomateiro pelo sistema de mudas produzidas em bandejas de isopor. Coloque as sementes, que podem ser compradas em lojas de produtos agropecuários, nas células preenchidas com um substrato comercial.
Cuide do manejo
Comece o manejo da área de cultivo do tomate fazendo a limpeza do local, removendo todos os resíduos com o auxílio de um soprador. Se o terreno recebeu outro plantio há pouco tempo, é recomendado ará-lo para destruir tudo que restou e acelerar o processo de decomposição dos restos.
Outra aplicação importante para o manejo da cultura tomateira é a calagem, que pretende corrigir a acidez do solo com o acréscimo de calcário.
A planta do tomate é sensível a várias pragas e doenças. Portanto, tome muito cuidado na hora de cuidar da sua plantação, seja ela pequena ou grande. Mantenha o terreno sempre úmido. Irrigue as plantas a cada dois ou três dias. Boa incidência de sol também é recomendado, pois evita o desenvolvimento de plantas finas e quebradiças.
Para aplicação de defensivos para o controle de pragas, utilize o Pulverizador 321S15, 325S25 ou o modelo estacionário 321SP.
Colha com muito cuidado
A colheita pode ser feita depois de 90 a 100 dias do início do transplante. Como o tomate continua amadurecendo fora do pé, pode ser colhido ainda não maduros. Mas como a planta possui muitos ramos e caule flexível, isso deve ser feito com muito cuidado.
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui dicas e informações sobre as variedades de tomates e seu cultivo, mas queremos saber de você qual espécie de tomate mais gosta e costuma plantar. Conta pra gente! Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!
Fonte: Mundo Husqvarna e Revista Globo Rural