Artigos
Pequeno, médio e grande porte: conheça as funções de cada tipo de motosserra
As diferentes opções de motosserra podem ajudar em diversas atividades
A Husqvarna comercializa diferentes modelos de motosserra, e cada configuração tem uma utilidade diferente. Marcio Stanieski, Coordenador Florestal, conta como podem ser utilizados os equipamentos de pequeno, médio e grande porte. Veja abaixo:
Ocasionais (pequeno porte)
As máquinas de pequeno porte são utilizadas para serviços ocasionais, como a poda de árvores frutíferas, o corte de lenha para fogões, lareiras, caldeiras (geração de energia em geral) ou pequenos reparos em propriedades rurais.
Semi-profissionais (médio porte)
Já as de médio porte são recomendadas para usuários semi-intensivos. Elas são utilizadas no meio rural para podas em geral, reaproveitamento de madeira e manejo florestal sustentável.
Profissionais (Grande porte)
As de grande porte têm utilização intensiva, profissional, sendo úteis na colheita florestal de pinus ou eucalipto, no manejo sustentável de madeiras nativas de grande porte e beneficiamento de madeiras, como na produção de tábuas, réguas e mourões para o fornecimento a fazendas que as usem na construção de pontes, currais ou cercas.
Independente do porte da motosserra que você utiliza, é necessário a licença de Porte e Uso (LPU) pelo Ibama, seja no manejo florestal, silvicultura, jardinagem ou na arborização urbana, a regularização é obrigatória e a falta do registro é considerado ilegal e pode render multas. O procedimento para obter o registro é simples e pode ser feito pela internet, no site do Ibama.
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui alguns modelos de motosserra para ajudar você a definir qual será o equipamento ideal para a finalidade que precisa, mas também queremos saber qual equipamento você usa. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e nos siga também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Até o próximo post!